quarta-feira, 28 de julho de 2010

Brasil: O País dos Eleitos

Mais um ano de eleição chegou, e mais um ano de erros também. A carente democracia brasileira, com seu povo não-politizado, assusta aqueles que têm um olhar mais crítico e interessado pelo bem nacional, e sabe como é importante o voto e análise de seus candidatos. A maioria de nós, brasileiros desconhecem o termo “pesquisa”, e simplesmente olha para a TV e vota somente no candidato que tem a melhor propaganda eleitoral e mais atraente. O passado do candidato é esquecido, pouco questionado, e os brasileiros ainda são um bando de gado no pasto controlados, agora, pela mídia. Os candidatos são simplesmente cômicos, chegam a beira da comédia, e ajudam a render milhares de charges e piadas nos jornais, TV e internet. Principalmente serão as vozes do “plin plin” que ajudarão o nosso futuro presidente a ganhar. Quem deles será, seja ele ou ela, acho que somente Roberto Marinho, esteja ele onde estiver, ao lado de Deus ou de Lúcifer, talvez já saiba. Nessas eleições de 2010 temos três principais cabeças, na verdade duas principais, mas irei colocar o terceiro porque aparece, pelo menos nas pesquisas. Temos a nossa querida e nada carismática ex-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff do PT, “A Sombra” ou “A Escolhida”, pelo nosso Presidente, que eu particularmente adoro, e estou falando sério, “o seu, o meu, o nosso” Lula (Filho do Brasil), que é além de ser o presidente mais popular, é ainda o de maior apoio na História do Brasil. Temos o todo poderoso do estado mais rico e influente da múltipla nação brasileira, José Serra, que deixou o cargo de Governador do Estado de São Paulo, para se lançar a candidatura mais uma vez, e que tenta tirar a imagem de Fernando Henrique da sua estrada, mas não consegue, devido a sua ideologia partidária direitista ser bem clara e óbvia, declarando qual vai ser a sua forma de agir, que de fato será aquilo que o Fernando Henrique fez, pois PSDB sabe ser homogêneo e não cria surpresa alguma em sua postura. E a terceira candidata que ainda aparece nas pesquisas, é a nossa querida e nada atraente, ambientalista e pedagoga Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima, do PV, ou também conhecida por Marina Silva, e para os íntimos Ministra dos Bagres, na época que fora Ministra do Meio Ambiente. Ela é do Acre, conheceu Rio Branco com 15 anos quando pegou hepatite e acharam que ela tinha malária, foi alfabetizada pelo Mobral (projeto educacional do regime militar), foi acolhida por Bispos Católicos, fez faculdade no Acre e hoje em dia faz parte da Assembléia de Deus. Apresentei ela melhor porque ninguém a conhece muito bem, mas depois farei a ficha mais detalhada dos outros dois.

Um dos três não será simplesmente nosso presidente, e sim o nosso futuro, acreditem, eles farão a diferença, seja qualquer um que entrar. Agora se a diferença será para melhor ou pior, isso está nas nossas maõs, ou seja, nos números dos "santinhos" que iremos teclar na moderna e exclusiva urna eleitoral eletrônica. Eu particularmente não apoio nenhum dos três, até o momento, e sim apoiaria a liberdade de reeleger o presidente quantas vezes o povo brasileiro decidir, pois declaro, sou lulista, e não nego. O Brasil sempre precisou dessa figura paternalista, não adianta tentarmos desvincular isso de nós, está na base da política brasileira. Muitos poderiam me acusar de apoio ao populismo, mas por incrível que pareça, vejo que o populismo fora, até agora o melhor sistema para esse país, desde o Pai – Getúlio Vargas, e agora o Filho – Lula, foram grandes presidentes, perante a nós, povo inculto da política republicana democrática. No entanto não apoio ditaduras, e muito menos uma ditadura militar, abomino e muito a idéia de militares no poder, pois eles foram feitos para servir o país, e não para controlar.

Tristes tempos que essa nação já teve, não? Agora caberá a nós escolhermos mais um líder, e espero conseguirmos escolher alguém competente e que irá valorizar as conquistas que o PAI e o FILHO fizera por essa nação, senão somente o ESPÍRITO-SANTO poderá nos salvar!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A angústia de partir

Não sei porque as lágrimas descem. Talvez seja aquela sensação de saber que estou indo embora, que não verei mais seu olhar durante dias, sabendo que sentirei sua falta. Não será fácil não sentir aquele estrangulamento no peito, que me deixa com falta de ar, ao lembrar de você e querer te ver. Mas também sei que brevemente voltarei, e que meus retornos serão sempre bem vindos aos teus braços, mesmo dentro dos limites de nossos carinhos em algumas horas, mas que sempre me deixarão com a certeza de que vale a pena entender a distância e sua dor. Nossos dias são tão únicos, nossas vidas tão corridas, nossos sonhos tão difíceis, mas não impossíveis. Sabe, somente o fato de entendermos um ao outro, de confiarmos, de acreditarmos em nós mesmos, de conversar sobre nossos medos e desejos, foram sempre nossa força, a base que construímos para amar com maturidade. Você me ensina um amor saudável, que me encanta e me aquece. E eu com meu jeito “doido”, dizendo coisas em momentos inesperados, tento a todo momento te dizer que vale a pena estar com você, e que me sinto muito feliz por saber que você está ao meu lado, que gosta de mim, e que também sente a minha falta.
As lágrimas descem, mas eu as enxugo, não por vergonha de chorar, mas saber que elas são passageiras, porque ao seu lado, não existem lágrimas, e sim sorrisos sinceros, respeito e acima de tudo a amizade, que nos fazem ser seguros do nosso amor.

“Eu não sumirei...”

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Os Nerds


Canso de ouvir isso, nerd! Acho isso até uma boa denominação, por mais que falem de forma debochada, tentando desprezar.


Sim, sou um pouco nerd. Pelo menos isso né, enchi meu cérebro com algumas coisas que me foram até úteis, como conhecimento, que para mim não é futilidade. Sabe, eu sendo “nerd” sei que vou ganhar dinheiro, isso é fato. Empresas e o setor privado querem os nerds para fazer dinheiro, e claro eles fazem, são criativos, sabem muito bem criar, desenvolver, são empenhados, merecem. Sei muito bem que “nerd”, também, pode ser denominado para aqueles que gostam de games, filmes como Star Track, e que usam seus óculos básicos e não se enturmam fácil, além de gostar de leitura e de coisas específicas, sejam elas para lazer ou por estudo. O nerd também é estudioso, e tem conversas “enfadonhas” porque ele não fala, geralmente, da festa que teve no fim de semana, dos vexames dos outros, das bundas das gostosas, das altas adrenalinas, daquelas piadas feitas por comentaristas de futebol, ou muito menos da sua vida sexual para os outros. Esse é um tipo de nerd, pois existem muitos tipos de nerds atualmente. Então tentarei listar alguns, dando minha denominação:

Nerd Hollywood – É aquele nerd que ama alguns filmes de Hollywood ou seriados, sabe como foi a produção, o nome de todos os artistas, data de nascimento deles, ano que foi feito os filmes, tem o pôster da divulgação, miniaturas, o DVD original em casa, sabe os erros dos filmes e detalhes extras que não estão nos próprios “Extras” do DVD.

Nerd Gamer – É aquele que adora jogos de vídeo game ou de computador. Ele joga sempre os mesmos jogos, e sempre faz finais diferentes ou se torna fodão naquele estilo, sendo um professor para os iniciantes e um mestre respeitado pelos os jogadores menos experientes, ou odiado por muitos. Ele adora imagens de seus games, vive as histórias a flor da pele, e gosta de se vangloriar para os demais, demonstrando sua superioridade naquele estilo ou jogo. Defende até a morte a genialidade de seu jogo preferido, e somente ele pode acusar os erros que o jogo tem e que deveria melhorar, mais ninguém.

Nerd da Leitura – Esse tipo de nerd tem uma grande amplitude, na sua denominação. Ele pode ser alguém que ama ler, como um hobby mesmo, livros, mas não é qualquer tipo de livro, tem que ser histórias com bases em lendas medievais, orientais, ou futuristas. Ele pode ser também aquele que ama ler quadrinhos, gibis e mangás, e baseado na sua leitura, procura ver os filmes ou animes, ou vice versa, se vê algum filme ou anime, depois procura ler mangás e quadrinhos daquelas histórias. Ele cultua aquelas histórias, gosta de debater sobre, tem “relíquias” que lhe dê orgulho, como toda coleção, o original, o primeiro exemplar, ou miniaturas, camisetas, fotos etc, transformando em filosofia de vida.

Nerd Empresário – Nerd empresário é aquele que ama estudar, ou estuda porque ele segue um objetivo, seja posto pelos pais ou por si próprio. Esse nerd ele tem o conhecimento como algo primordial, seja ele específico e aprofundado em um assunto, ou ampliado em todos os assuntos, tendo um conhecimento básico sobre tudo. Ele geralmente é mais quieto, sistemático e não é popular, tendo poucos amigos, mas sendo muito conhecido por todos, por ter fama de “nerd” inteligente, que vai ter futuro, e realmente vai. Ele é o sonho, por exemplo, de empresas que propõe bons empregos por ter um bom desempenho, ou ele consegue fazer fortuna com seu conhecimento e especialidade. Alguns têm vida social como os não nerds, mas na sua maioria não.

Nerd Music – Esse tipo de nerd está além de um simples fã, ou de um fã fanático ou de um amante de algumas bandas, de alguns estilos ou de músicos. Ele é um estudioso assíduo da música além de ouvir. Percebe ritmos e consegue datar o estilo. Claro que ele antes de tudo foi fã de algum músico ou estilo(s), etc, mas ele consegue discorrer amplamente vários nomes de músicos, estilos, história, dando uma ficha de básica de vários cantores, compositores, entre outros. Muitos desses nerds acabam aprendendo a tocar instrumentos e tem a música como algo constante e essencial, a ponto de estar além das relações pessoais e sociais.
     
Nerd Escritor – É aquele que absorveu todos os seus principais gostos, desde os desenhos da tv, filmes, seriados, novelas, e faz continuação de suas histórias preferidas, desde fics até um original paralelo; ou faz a junção de todos esses gostos, transformando em textos, histórias, romances, poesias, poemas, crônicas, frases, fazendo seus escritos virarem livros, ou como a maioria faz, postando na internet, desde no perfil do Orkut, Twitter e Face Book até em blogs e sites reservados a publicação. Esse tipo de nerd escreve por gosto, como algo prazeroso, sendo uma pessoa mais tímida pessoalmente, conseguindo se expressar através da escrita, essa carga pessoal de gostos. Muitos não levam uma vida social agitada, mas possuem muitos amigos, principalmente do meio.
     
Bem, como eu disse, deixo ai algumas denominações de nerds, e com certeza dentro de cada existem várias subdivisões, que eu não coloquei porque seria muita “nerdice” minha, no bom sentido, é claro. Não tenho medo de ser nerd, de me chamarem de nerd, me enquadro em algumas dessas denominações. Deixo uma frase, eu como um bom “nerd”, criei:

Aqueles que não são nerds são incapazes de entender os prazeres que essa vida proporciona. Muitos têm fama de “derrotado”, mas todos têm a capacidade de manter suas nerdices e se destacam em algo, ao contrário daqueles que acusam os nerds e não se destacam em praticamente nada.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A Nação dos Hipócritas

Não sou nacionalista ao stricto sensu, mas também não sou nenhum desgraçador dessa pátria. Não gosto dos problemas que temos, da passividade política interna, dos atos e fatos ridículos de nossos governantes, mas também não culpo somente eles, culpo todos nós. Sabemos xingar e criticar muito bem, inclusive eu, mas não sabemos ajudar e melhorar quase nada em nossa volta. Um país, uma nação, não é feita de políticos, mas sim de povos ou de um povo, que sente a necessidade de estar juntos, devido a sua história, sua cultura, sua língua, ou sua religião e idéias em comum. Nós destruímos nossos heróis a todo momento, a idéia de que somos um fracasso e sempre seremos é compartilhada em todos os cantos desse país, e que nada aqui muda está presente nas nossas falas, nos jornais, na tv o tempo todo.

Nós somos a vergonha porque queremos ser, nós somos os pacatos brasileiros que não gostam e não sabem política, porque queremos não saber. Nós somos os corruptos, e aqueles que xingamos são simplesmente representantes de nós mesmos, das nossas atitudes. Preferimos exaltar as outras nações, e generalizar como fazemos com a Europa que se tornou sinônimo de lugar decente, o lugar dos nossos sonhos. Sabe o que somos na verdade, um bando de invejosos e infelizes que sonham ter o que os outros têm, mas prefere ficar sentados, vendo a vida passar, pensando como seria bom se estivéssemos nascidos naqueles países "maravilhosos", "aquilo é nação", "aquilo é vida", "aquilo é tudo", pois "tudo no Brasil é lixo", "tudo é uma merda". Como é bom criticar tudo sentado, como é maravilhoso sonhar que não vivemos aqui no Brasil, e estamos no topo da cadeia alimentar das economias. Amaldiçoemos nossas gerações passadas, elas tiveram que vir parar aqui nesse fim de mundo? Seria melhor então que não tivessem vindo para cá, nem os europeus, nem os africanos, nem os asiáticos então, pois ai aqui seria um lugar melhor, e continuaria pertencendo aos verdadeiros donos dessa terra, que amavam e respeitavam a sua constituição, o seu equilíbrio, sua ordem natural. Pelo menos seria habitada por pessoas que honrariam o que ela oferece, muito mais do que nós que somos um bando de hipócritas, exibidos, e tão incompetentes que não somos capazes de largar todo esse lugarzinho ridículo, lugar de nada, não é? Sabe, se Europa e os escambal são o que são, é porque eles foram competentes, gananciosos e pilantras o bastante de vir, explorar, matar, morrer, subjugar, destruir, sacrificar o que foi preciso para que eles se tornassem essas “lindas e estonteantes” nações. E um de nós também sacou isso, a Grande América, que entendeu que para se dar bem, era necessário fazer igual, e então fez, muito bem, até inovou na forma da pilantragem e dos saques, nas formas mais sujas, para que conseguisse ser os Estados Unidos da América! OHHHHHH... E tanto eu, quanto você que está lendo, gosta e muito daquilo que ela se tornou, graças a ela temos tanta coisa boa nas nossas vidas e que são tão fundamentais. I S2 U.S.A. e não estou sendo irônico. Você também ama eles, você também queria estar lá. Porque eles "são demais", e foram “competentes” e “inteligentes”, a gente não. Coitado de nós, sinta pena se si mesmo, porque somos um bando de incapazes que nem mesmo sair daqui, conseguimos.

Ai então deixo uma mensagem, vá na frente do espelho quando estiver com raiva desse “Brasil de lixo”, e antes de reclamar das coisas ruins desse "país de merda", se xingue bastante, porque nós fazemos isso ser esse lugar que queremos odiar, que amaldiçoamos, que detestamos. Os seus antepassados estiveram aqui, todos nós carregamos no sangue, a construção desse país, bem como seu fracasso em várias coisas. Mas se você acha esse país tão ruim, e quer que ele se  transforme logo como os países da “Europa”, ou Estados Unidos, comecemos então a fazer algumas atrocidades por ai, saquear alguns países, explorar alguns riquezas alheias, dar a cara a tapa para morrer e sacrificar seja quem for, em guerras, em nome do desenvolvimento, essa é a formula para nos tornamos "decentes", e quem sabe assim não cheguemos ao grau civilizatório dessas lindas nações.

O que eu quero dizer com tudo isso? Eu quero dizer que é ridículo ficarmos exaltando outras nações se não somos nem capazes de fazer nada por essa, e nem de pegar as malas e ir embora. É ridículo achar que aquelas nações "fodásticas" foram sempre assim, e que não foram ruins e tão degradantes, a ponto de ter milhares e até milhões de imigrantes vindo para os países do Novo Mundo, inclusive para o nosso "odiado Brasil". Eu não digo que temos que amar o nosso país, mas que, pelo menos, antes de sair falando de como isso é ruim, é uma droga e que ninguém faz nada aqui, então faça melhor do que tem sido feito, que sejamos capazes, então, de demonstrar como se faz. Os pequenos atos podem modificar muita coisa, mas até isso temos preguiça, vergonha de fazer. Sabe o que eu acho, é que esse país já fez muito por nós para um povo que oferece tão pouco em troca. O nosso país não é tão ruim assim, e está na frente de milhares de nações em vários quesitos, basta termos a coragem de procurar na internet e ver um jornal ou ler. Não é ideal ainda? Será porque? Resposta: culpa sua, culpa minha, culpa nossa!


Repito, não sou nacionalista ao stricto sensu, porque se fosse eu faria mais por esse lugar. Mas também não sou um desgraçador dessa pátria, e não largo dela, e não tenho problema nenhum de afirmar e reafirmar isso. Aqui é a minha casa, meus antepassados vieram para cá e aqui conseguiram sobreviver. Eu prefiro bater palmas para o mínimo que esse país faz por mim, e admirar suas conquistas do que falar que quero sair, e ficar sentado esperando que um europeu venha aqui me resgatar para levar para as “Nações do Paraíso”. Gosto de criticar, assim como todos, mas gosto de me orgulhar assim como poucos fazem. Sou fruto desse lugar e ajudo a causar a dor nesse país, assim como todos nós, por não fazer nada de além para melhorar nada a minha volta. Mas quem sabe, eu não crio vergonha na cara, e começo a fazer o mínimo por isso tudo, é isso que tento, criar coragem, para ter forças para continuar vivendo, nessa nação que até agora ajudei a "construir" com a minha preguiça e crítica, ajudando a fazer dela a grande Nação dos Hipócritas!

A Importância do Afeto

Hoje li uma matéria simples na Uol que me comoveu de forma intrigante e me fez parar e refletir, devido ao assunto abordado . Veja a seguir e observe bem a imagem:


"Uma tartaruga do santuário de Tortoise Gardens, na região da Cornualha (sul da Inglaterra), fez amizade com uma tartaruga de plástico.Timid Timmy ("Tímida Timmy" em tradução livre) foi mantida em um viveiro separado depois que outras tartarugas a rejeitaram e a excluíram do grupo.    

Para ela não se sentir só Joy Bloors, a dona do santuário, colocou uma tartaruga de plástico em seu viveiro e desde então os dois são inseparáveis. Timmy aparenta demonstrar afeto e traz até comida para Tanya, a tartaruga de brinquedo.
Segundo a dona do santuário, para que Timmy vá dormir, ela tem que colocar Tanya dentro de sua casinha primeiro." Fonte:(http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/ultnot/bbc/2010/07/13/tartaruga-rejeitada-faz-amizade-com-brinquedo.jhtm)

Mesmo sendo um assunto simples da matéria, onde muitos poderiam dizer “que coisa idiota e desnecessária”, não consegui ver dessa forma. Acho que isso demonstra tanto uma coisa que para nós, nesse mundo, é certa e que desejamos a todo momento da nossa vida, o carinho e o afeto de alguém. Até um ser tão diferente de nós, e que muitos pateticamente consideram como um bicho inferior e sem sentimentos, demonstra sua necessidade de ter alguém de sua espécie como companhia, de demonstrar afeto e de receber de volta, para que assim não se sinta sozinho, isolado ou solitário. E isso se vê aos montes nesse mundo, com a mesma atitude e necessidade, sejam nos mares, na terra, ou no céu.
Quem não se lembra daquela cena clássica do filme “O Náufrago” em que o personagem interpretado por Tom Hanks, isolado numa ilha após sobreviver a queda de um avião no Oceano Pacífico, utiliza uma bola, suja de sangue de sua mão cortada, como um amigo em que ele conversava, discutia, chorava, tendo a cena mais forte quando esse amigo afunda nas águas do oceano, quando o personagem tenta sair da ilha? Eu me lembro bem que quando fui ver esse filme nos cinemas, muitas pessoas choraram nessa cena, comovendo o público no geral. É igual o que acontece com essa tartaruga, ela por ter sido rejeitada e excluída pelas outras tartarugas, foi se apegar a um semelhante de plástico, para que assim se sentisse acompanhada por alguém. Isso é para ela é fundamental, e para nós também. Nós fazemos o mesmo com as nossas máquinas, por exemplo, quem nunca ficou sozinho em casa e ligou a televisão, ou o rádio, ou foi para o msn conversar com alguém, tentando acabar com o sentimento de isolamento ou para se sentir seguro? Ficar isolado causa reações e até perturbações em nós, por isso que as solitárias das prisões causam tanto temor nas pessoas. Todos nós nascemos para dar e receber carinho e afeto, seja qualquer um de qualquer tipo de cultura, todos precisam de companhia.
Ter alguém próximo é saudável, é necessário, é coisa não só dos humanos, mas sim uma exigência da vida na Terra.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Música, rima e gosto

Eu não sou um bom conhecedor de músicas, muito menos sei compor, tocar ou cantar. Dificilmente lembro nome de músicos, bandas e cantores, só mesmo daqueles que gosto muito, e olha lá. No entanto, não deixo de opinar se acho algo bom ou ruim, mas baseio na crítica mais simples e sem complexidade, o gosto, e na minha opinião é válido dizer “não gosto disso”. Acho muito melhor dizer “não gosto” porque a música não lhe proporcionou nenhuma afinidade, do que dizer que gosta, para se mostrar, por exemplo, ser “moderninho”, ou culto, ou até mesmo pertencente a um estilo, sendo que não são, na verdade, aquelas músicas que te agrada. Hoje, por exemplo, estava fazendo algo super “agradável” para mim, arrumando meu quarto que já estava uma zona, e o vizinho dos fundos pôs suas músicas sertanejas, para que o bairro ouvisse. Não sou um apreciador da música sertaneja, mas se está tocando perto de mim, não me retiro ou me isolo por conta disso. Tentando até entender um pouco a letra, uma coisa logo de início me irritou, e que me irrita muito nas músicas brasileiras em geral, é a necessidade de fazer uma música inteira rimada, forçando as rimas. Como eu disse, eu não sou nenhum experiente e nenhum bom conhecedor da música, mas será que há necessidade de fazer uma música inteira rimando? Eu observo muito isso na música brasileira que, para tentar fazer uma letra musicalizada, se utiliza de rimas, muitas vezes pobres, estranhas e sem muita coerência, fazendo um “repeteco” de finais silábicos, sem dar muito sentido, ou repetindo a mesma idéia, sem ter muito o que dizer. Para mim, uma música para ser boa de se ouvir, ela tem que ser musicalizada sim, mas não necessariamente na letra. Para isso que existe o instrumento musical, invenção tão antiga que nem conseguimos datar com exatidão sua origem ainda, mas que está presente em todos os povos.
Claro que têm músicas e músicas que eu gosto e que possuem rimas. Porém, muitas são em inglês, e não tenho problema nenhum em dizer que gosto, mas observo que as rimas são postas mais no refrão, que para mim, dá maior liberdade aos compositores e cantores da língua inglesa, em expor suas idéias de forma mais rica, fazendo-nos identificar melhor com elas, devido a sua variedade de assuntos e sentimentos abordados. Além disso, acredito que no inglês, a rima seja mais fácil e suave para se colocar em uma música. Não estou dizendo que as músicas em inglês sejam melhores do que as brasileiras, aliás existem muitas músicas brasileiras que são incríveis e que ouço, e não me envergonho, mas bem que as nossas músicas poderiam diminuir um pouco essas repetições silábicas meio esdrúxulas, e investir mais no conteúdo e nos instrumentos múltiplos. O Brasil é um país tão rico em culturas e ritmos, tem tanto a dizer e se expressar, mas cai muito nas mesmices, fazendo músicas sinônimas, igual acontece com as nossas novelas, que dizem e exibem praticamente a mesma coisa, quase sempre.
     Não sei dizer se é a língua portuguesa que nos exige tanto essa sonoridade de rimas para poder cantar, talvez até seja, e gostaria que pessoas do meio musical, desde compositores, cantores, ou estudiosos me explicassem se isso é uma limitação nossa ou uma necessidade. Mas mesmo que seja uma necessidade, já acho que nossas músicas andam meio sem orientação e zelo pelas rimas. Acho e sempre achei as rimas perigosas e difíceis de fazer, pois para mim, rimar é fazer uma concordância com as semânticas e com a sonoridade, em que uma palavra completa a outra, dando o encantamento necessário, para ser admirado como algo raro, acrescentando na melodia, e não se tornando algo enfadonho e chato.
     Como eu disse, música é uma questão de gosto, de opinião, e para deixar claro que gosto também de rimas, deixo aqui exemplos de duas músicas que tem as rimas bem feitas e em um tom agradável, para mim:


http://www.youtube.com/watch?v=gTs2i0p5ilE

http://www.youtube.com/watch?v=x6ToqVt68sE

domingo, 11 de julho de 2010

HOMENAGEM AO PAUL - O POLVO PROFETA

                         
"Paul, o polvo é um molusco residente no Aquário Marinho de Oberhausen, na Alemanha, que se tornou conhecido no mundo inteiro por prever corretamente os resultados da Seleção Alemã no Mundial de 2010, na África do Sul.
Antes dos jogos, Paul é colocado perante duas caixas com comida: uma com a bandeira alemã, outra com a bandeira da seleção oponente. A caixa escolhida para se alimentar é interpretada como uma previsão do vencedor do confronto.
Durante a Euro 2008, Paul acertou mais de 80% dos resultados da Alemanha, errando apenas o palpite para a decisão (quando os alemães foram batidos pela Espanha, por 1 x 0).
Na Copa do Mundo de 2010, Paul previu a queda da seleção Alemã nas semifinais e a conquista do terceiro lugar, tendo acertado todos os palpites da campanha (7 jogos). A previsão sobre a derrota para a Espanha foi seguida por cerca de 20 estações de televisão internacionais." (Fonte Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul,_o_polvo)
Para a final Holanda X Espanha, Paul apostou nos espanhóis e mais uma vez acertou!
O Polvo Profeta se tornou a grande sensação dessa Copa do Mundo de 2010, que teve coisas bizarras e engraçadas como "Cala Boca Galvão" e a barulhenta Vuvuzela!

Paul infelizmente não estará presente em 2014 na Copa do Brasil, pois sua espécie vive três anos, e Paul já tem dois anos e meio.
O nosso querido Profeta não tem herdeiros e deixará saudades com suas previsões, entrando para a História!


sábado, 10 de julho de 2010

FIFA WORLD CUP Brasil - Estamos preparados?

     Já foi dada a largada para a copa de 2014 no Brasil. É um prestígio e privilégio sediar uma Copa do Mundo de Futebol, ainda mais em um país que se tem a tradição futebolística tão intensa como é no Brasil, mas me pergunto, será que estaremos preparados para tal evento em 2014?

     A Copa do Mundo de 2014 não será uma simples Copa em um país como África do Sul, ou como fora na Alemanha em 2006. Estamos falando de um país que tem uma extensão territorial considerável, possuindo 8.456.510 km² somente em extensão terrestre, fora 55.455 km² de água. Ou seja, estamos falando de um país com dimensões continentais, se compararmos, por exemplo com o continente europeu que possuí na sua totalidade 10.368.099 km². A Copa de 2014 fará jogos de Manaus a Porto Alegre, de Cuiabá a Natal, ou seja, Norte a Sul, Leste a Oeste, os brasileiros receberão os eventos da Copa. Serão grandes capitais dos estados, além do Distrito Federal, que receberão as seleções e os turistas.
Entendida a dimensão do país, inicio minhas questões.

O Brasil já faz um bom tempo que está sofrendo com transtornos aéreos, e eles não acabaram. Em 17 de Julho de 2007 o acidente da Tam chocou o Brasil, matando 176 pessoas abordo, mais 23 em terra, caindo em uma das maiores cidades do mundo, na cidade de São Paulo. No ano anterior a esta tragédia, no dia 29 de setembro de 2006, um Boeing da Gol e um legacy se chocaram, destroçando o Boeing que caiu sobre a floresta amazônica, matando 148 pessoas, causando mais transtornos e polêmicas.

     Dentre tantas outras, essas foram somente algumas das grandes tragédias, sem incluir os registros dos acidentes aéreos no Brasil, em menos de dez anos. Para se ter uma idéia, de 2002 até o mês de Junho de 2010, estão registrados oficialmente, 26 acidentes aéreos, muitos com uma tripulação menor, porém não menos catastrófico e preocupante. A maioria desses acidentes, incluindo os maiores, foram causados por falhas técnicas do nosso sistema aéreo, sendo desde equipamentos obsoletos, erros técnicos, saturação de vôos, inexperiência, chegando até descuidos bizarros. No mês de junho de 2010, um Boeing quase se chocou com outro avião de grande porte, que decolava na mesma rota que o Boeing preparava para aterrissar, obrigando o piloto do Boeing a mergulhar o avião e levantar vôo, manobrando de forma perigosa sobre a cidade. A torre de controle de Congonhas havia permitido dois aviões, decolar e aterrissar ao mesmo tempo, na mesma rota.

     Nas rotas terrestres, também não está diferente a situação, aliás, encontra-se pior. O Brasil tem uma média de 40 mil mortes por ano em acidentes de trânsito, nisso estamos falando de mortes, não incluindo feridos e pessoas que ficaram deficientes. As nossas rodovias são péssimas, tendo raras exceções, porém sendo essas exceções frutos da privatização das vias, como ocorre muito no Sudeste do Brasil. Nas cidades, principalmente nas capitais, as ruas mal planejadas e o trânsito caótico, causam grandes congestionamentos, sem falar em problemas de inundações que ocorrem nessas capitais em época de chuvas. Os trens, ônibus urbanos e metrôs são, em sua maioria, ruins, obsoletos e possuem pouco conforto, estando sempre lotados e pouco seguros.

     Aproveitando a questão de urbanização, nas 11 capitais estaduais e o Distrito Federal que sediarão a Copa do Mundo, muitas não possuem capacidade de hotéis a nível esperado pelos turistas ou variedade e opções de escolha. Além disso, os nossos hotéis possuem altos preços, e principalmente nesse período do evento, as diárias e pacotes subirão exorbitantemente, como o que já ocorre nas cidades litorâneas no período das férias.

     Esses são alguns pontos negativos desse país que terão que melhorar, e muito, para que a Copa do Brasil não se torne uma vergonha, ou literalmente um desastre, não podendo ser mais a Seleção do Brasil, a principal preocupação e cobrança que os brasileiros terão que fazer nesta Copa. Esta será uma chance única para que o Brasil demonstre ao mundo sua solidez e maturidade econômica, além de ser o momento de ensinar um pouco mais de geografia para os estrangeiros que acreditam, por exemplo, que a capital do Brasil é o Rio de Janeiro, e que há só carnaval, samba, e que a maioria das nossas cidades estão no meio da floresta amazônica. O mundo não tem idéia da complexidade, multiplicidade étnica e cultural que temos, e muito menos como é grande o nosso país, as suas diversidades arquitetônicas, históricas, lingüísticas e suas riquezas naturais, bem como as climáticas; dando um caráter de um "país continente", que compõem várias nações dentro de um único território que ousamos, muitas vezes, dizer nação brasileira.






segunda-feira, 5 de julho de 2010

Declaração

Como é bom saber que você me ama assim como eu te amo, como é bom ter o seu incrível olhar, o seu doce sorriso e sua imensa paixão que me aquece de todas as formas, dando-me a certeza de que cada passo que eu dou, as pegadas deixadas na areia têm marcadas as suas pegadas ao lado das minhas, me acompanhando e, às vezes, se enroscando entre os meus pés.
Quando estou longe de ti, ao entardecer, olho para o céu e vejo as estrelas que nele aparece, e cada uma que surge eu as reconheço, porque elas são as mesmas das nossas noites que estamos juntos. E quando eu olho para elas, admirando-as, elas mostram as nossas faces esculpidas em brilhos, luzes e imensidão, dizendo para mim que tudo por mais distante e longínquo que possa parecer, nada impede que a luz pura, clara e transparente transcenda os obstáculos e até mesmo o vazio, iluminando o céu para nós. Esse é o exemplo que eu quero seguir, o dessas estrelas que, na verdade, refletiram somente aquilo que elas presenciaram e admiraram ao estarem presentes nas nossas noites: o nosso amor intenso, puro e natural, que entendeu o significado da palavra possível, indo além do tempo e superando o espaço.

Te Amo