quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Meu doce amanhecer



Luz da minha vida,

Os nossos tempos juntos são dignos de admiração.

Como conviver sem seu calor próximo,

Sem seu olhar que transparece vida?


Na fonte do amor eu me deito,

Me afogo em beijos tão desejados,

Mudando a minha respiração por horas.

Suspiros de nossas noites,

Calor de paixão, juras de nossos sonhos.


Admiração

Olhar

Ar

Carinho

Medo

Distância

Esperança

Força

   Amor...


Que nada destrua aquilo que conquistamos!

Será melhor então eu me ajoelhar e rezar por nós?

Futuro nebuloso de um presente tão claro.

O sempre não está pronto, mas também não está ausente.


Presença da nossa falta percorre dias,

Ganha fôlego e mal se esvai no curto tempo de nossos encontros.

Maldição dos relógios que giram os ponteiros tão rápidos.

Porque eles não são ágeis na distância?


Abrace-me forte.

Deixe-me gritar EU TE AMO.

Corra comigo mais rápido do que o vento.

Vamos subir até o topo das montanhas altas.

Somos capazes de alcançar o que desejarmos.

Vamos fazer pedidos para a primeira estrela que aparecer

Nos nossos céus.


Quero lhe mostrar todas as cores da vida,

E deitar ao seu lado para adormecer.

Quero ver o nascer do sol iluminar seu corpo,

Refletir a sua imagem dentro dos meus olhos.

E mesmo dormindo, eu direi bem baixinho para não te acordar:


“Bom dia... meu doce amanhecer.”

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mamãe


Muito mais do que um ser humano, ela é minha deusa, a casa da minha criação.

A dedicação permanente e o amor incondicional por mim, transforma suas alegrias em ver seus filhos bem, vê-los felizes, custe o que custar.

Mesmo adulto, sou uma criança perante o seu olhar, que precisa de sua proteção e seu apoio, e realmente eu preciso. Precisamos...

O ser humano que me criei fora formado por ela, ela é minha mestre, aquela que me guia até hoje, dando os conselhos de sua vivência, de sua experiência neste mundo, mostrando as suas estradas e o que devemos esperar.

Quantas vezes me chamou a atenção? Mas tudo com a esperança em não retaliar nenhum erro, mas sim me ensinar e me fazer crescer.

Uma vez uma religiosa me disse: "Ame Deus mais do que você ama a sua mãe, esse é o certo."

Então ando no erro, pois não amo mais Deus do que amo ela ou toda minha família, meus amigos, pessoas queridas. Deus está muito bem, e quem precisa de amor e apoio são essas pessoas, não um ser todo poderoso que nem aqui se materializa ou sente na pele os problemas da vida.

Eu sou fruto dela, sou aquilo que Ela e Ele formaram com toda a dedicação. Os meus verdadeiros deuses são humanos, e são para eles que dou a minha devoção.

Mas o fato que escrevo é que hoje é um dia muito especial, é o aniversário da minha deusa, da minha criadora, daquela em que nunca deixou de me apoiar, de me amar, de lutar por mim. Por nós! Não é mesmo papai e irmãzinha?

Parabéns mamãe, mais um ano de vida, mais um ano de vitória e conquista, pois a cada ano que passa e que estamos vivos nesse mundo tão caótico, perigoso e complexo, é sim uma grande vitória.

Eu tenho muito orgulho de ser seu filho.

Eu te amo muito!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Getúlio Vargas


Hoje completa 56 anos do suicídio de Getúlio Vargas no Palácio do Catete, Rio de Janeiro.

Nascido em São Borja (RS) no dia 19 de Abril de 1882, e morreu no dia 24 de Agosto de 1954.

Getúlio Vargas governou o Brasil de 1930, com um golpe ou revolução (conceitos conflituosos), formando um governo provisório até 1934, sendo a partir da Constituição de 1934 instituído presidente. Mas em 1937 ele iniciou uma ditadura que foi até 1945. Deposto, Getúlio Vargas se reelege legalmente e retorna a presidência em 1951, governando até Agosto de 1954.

Getúlio Dorneles Vargas ficou conhecido como o "Pai dos Pobres", visão que ele mesmo construiu perante as massas. Vargas tem duas faces, a de endeusamento por ser um presidente que trouxe a industrialização e direitos trabalhistas para o Brasil, e a de crítica, devido seus atos enérgicos enquanto governou como ditador do Brasil. Porém, para mim, Getúlio Vargas fora um grande governante do Brasil, que soube conduzir o país e retirá-lo do atraso do sistema agrário em que viviam os brasileiros, transformando em um país urbano rumo ao desenvolvimento industrial.

Getúlio não aceitava o entreguismo do Brasil aos estrangeiros, e apoiava a criação de empresas nacionais, mantendo a exploração da riqueza do Brasil em nossas mãos. Quem nunca ouviu falar da Petrobrás e Eletrobrás?

Populista? Ele foi e que mal tem nisso? O Brasil tem que parar de por os sistemas estrangeiros como padrão, e ver que sistema adapta melhor a realidade brasileira e ao povo em geral. Não quero dizer em fazer ditadura, mas precisamos claramente de alguém aclamado pelo povo no poder, em que a grande parte da população se identifique. Então reforço e sem medo, Getúlio Vargas é sim um herói do Brasil. Teve erros? Então me diga, quem nunca teve?...


                      Carta Testamento de Getúlio Vargas

Mais uma vez, a forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.

Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.

Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano.
Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.

Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.

Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão.

E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.

                               (Rio de Janeiro, 23/08/54 - Getúlio Vargas)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Nenhum ser humano compreende de fato a dor alheia até que ele também sofra...

São pessoas como você...

Que sonhavam em ter um futuro...

Que querem poder sorrir...

Que querem viver em paz...

Que querem ver as pessoas amadas vivas e bem...


Que querem um futuro melhor para seus filhos, assim como sua mãe e seu pai, ou quem te cuidou...


Essas pessoas como você, elas sentem dor, sentem medo, sentem amor, e por incrível que pareça, elas sonham...

Mas morrem antes de realizar qualquer um deles, porque elas não têm o mínimo para sobreviver...


Você nunca parou e pensou nisso tudo? Mas só pensamos né, não fazemos mais nada. Choramos mas depois esquecemos...

Sabe porque?

Não sou eu, não é você que está nessa situação.

Os outros que se fodam né!


O dia que formos tratados como lixos, como essa pessoa que é igual a você, igual a mim, talvez a gente pare e pense um pouco melhor sobre isso.

Não adianta rezar ou orar por elas, elas precisam é de sua ajuda, de sua proteção.

Não é possível que não sejamos capazes de fazer o mínimo possível do que ficar sem fazer nada!



Será que eu e você somos tão inutéis e medíocres a ponto de não querermos mudar um pouco de tudo isso?

??????????????????????????????????????????????

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Carta Informal de Um Historiador


Só de pensar que eu deixarei vocês, que andarei depois sozinho nessa jornada da vida, sem poder compartilhar as coisas boas e ruins que vivi, assim como fora esses quatro anos, já me angustia.

Mais do que amigos, mais do que irmãos, vocês são pessoas que aprendi muito, que me apoiaram, que me fizeram acreditar que essa jornada é possível. Não é fácil estudar História, digo com toda certeza e sem humildade, imbecis daqueles que acham que o estudo e o curso de História é curiosidade, é hobby, é diversão. Quem estuda, vê, se indaga, enxerga aquilo que nós foscamente vimos, se assusta com o mundo que antes não enxergava. A religião cai, os sonhos mudam, as idéias se transformam, as coisas que eram insignificantes no seu dia a dia, se transformam em coisas importantes, conectadas, no tempo, no espaço, nos sistemas, nas intenções. Por isso que somos chamados de loucos, por isso que somos estranhos, e somos mesmo, porque aqueles que verem aquilo que nós vimos, descobrirem, compreenderem, interpretarem aquilo que chegamos a estudar, eu garanto, nunca mais voltarão ao normal. Ser um estudioso da História é ter a memória de vários, é como se fosse uma mente onipresente, que percorre tempos, eras, estágios, teias. E sabe qual é a coisa mais triste de um historiador? É que nós todos temos uma consciência de que estudaremos a vida toda, e morreremos com a sensação de que não sabemos nada, e de fato, não sabemos nada. Nossas mentes sempre estarão em um turbilhão de análises, de compreensões, de ligações e contestações. E o pior, temos que ficar quietos e pensantes, porque só quem gosta de discutir termos e conceitos e loucuras de um historiador é outro historiador. Falar de História horas e horas é legal pra outro louco que também gosta de falar, horas e horas de História, ou seja, você que se formou ou está para se formar em História, você é chato pra cacete pros outros viu, quando começa com papinhos de História. Ninguém mais quer ouvir suas teorias e pensamentos de História por mais de 10 minutos e olha lá.

Sabe o que é engraçado em historiadores quando saem juntos? É que mesmo sentandos num bar bebendo, se alguém xinga, por exemplo “filha da puta”, os historiadores conseguem descobrir não só quem é a mãe da menina, como a família, e porque a mãe virou puta. É assustador, e dali vão discutindo de onde vieram as putas, indo pra lá de Sodoma e Gomorra, até chegar no cancan moderno da França.

Nós não cremos mais no mundo que outros acreditam existir, nós estamos desconectados da Matrix fazendo escavações de fósseis, dos prédios, dos livros, tentando entender a cultura, a mentalidade, ou a prática econômica dos mortos. E pra quê? No fundo todo historiador quer entender a si próprio, um pouco do seu mundo presente, e cava o passado com as pás modernas de hoje. O problema que História é uma areia movediça, quanto mais você meche mais afunda. Ou seja, somos todos uns bandos de atolados, que preferem viver se afundando na terra do que ficar se rastejando.

Do mesmo modo que um médico é apto a diagnosticar e tratar as doenças, o historiador é apto a analisar e a explicar a História. Não é hobby!

PS.: Dedico com brincadeira, mas também com muito carinho para meus grandes amigos que fiz nessa luta de quatro anos da graduação que está chegando ao fim: Fabio, Fabrício, Bruno, Ariane, Ricardo, Matheus, Thaís, Marco Antônio. Todos vocês são meus amigos para sempre...
                                                                             
                                                                    Nós venceremos!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

                                            Intenso



Eu tento evitar mas não consigo,

Eu tento me segurar mas eu necessito.

Eu necessito sentir as coisas na mais bela e pura força,

Eu preciso acreditar, sentir, respirar, admirar...

Eu preciso sonhar, confiar, idealizar, dedicar.

Eu preciso receber e dar carinho.

Eu preciso...

Tento...

Necessito...

...

Mas o mundo é tão frio,

Os sentimentos são tão desprezados,

As idéias são tão frágeis,

A minha crença tão única,

O meu sentir tão aguçado,

Os meus desejos tão inacabados.

Minha...

Meu...

Meus...

...

Eu ando na beira de um abismo ao lado dos céus.

Estou no meio de uma tempestade de areia no deserto,

Ao lado de ondas gigantes vindas do mar.

Eu conquisto impérios para eu admirar,

E construo uma casa de palha para eu morar.

Eu vejo toda a criação do universo, ao segurar um grão de areia.

Eu vivo com intensidade,

E não sei,

Não posso,

Não consigo,

Ser diferente.

...

Doido

Filósofo

Bobo

Calmo

Exagerado

Incompreendido

Feliz

Angustiado

Exigente

Ousado

Criatura de mim mesmo

Eu sou intenso...

Eu estou vivo!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010


Escrever é muito mais do que expor aquilo que sente e que pensa. Os escritores são criadores de universos e mundos, são deuses criando vida...

Não existe certo e muito menos errado no conteúdo daquilo em que todos nós escrevemos, simplesmente existem idéias expressas, postas, organizadas ou não, agradáveis ao olhar de uns e recusada por outros. Mas todas, todas as formas de escritas são dignas de valor, pois são pensamentos, criações de seres que conseguiram transpor em códigos aquilo de mais extraordinário na humanidade, a imaginação, o conhecimento, o pensamento.
Ou seja, a pura abstração individual materializada para todos. Basta saber ler, decodificar e sentir aquilo que está criado.

sábado, 7 de agosto de 2010


Cuidado ao andar por estradas com poças de água turva, pois você não consegue ver a profundidade do buraco, e ao pisar pode cair num poço fundo.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Por favor, que a gente não morra com a mente petrificada


A ideologia foi feita para servir ao homem, não o homem a ideologia.

São pobres aqueles que se fecham para uma única visão, pois estão presos numa casa onde só há uma janela, que mostra o mesmo horizonte todos os dias. A casa se transforma em seu mundinho, acreditando ser aquela janela a única visão necessária para se enxergar. É triste pensar que as pessoas se cegam, e vivem cegos até o fim, arrogantes, acreditando estarem absolutamente corretas, estarem com a razão incondicional, acima de tudo e de todos, em nome de sua deusa Ideologia ou em nome de sua finita concepção rígida.

O ser humano que não muda, que não se adapta, que não busca novas idéias, ele está findado a destruição, pois este mundo é feito por mudanças e transformação, e não por teimosia e imobilidade.
                                                        
                       
                           Lamentação  do pensamento Humano           

Triste humanidade, de conhecimento farto, de pessoas cruas.

Desgraçada vida, de belezas imensas, entre as desgraças burras.

Seres de mentes presas, estourem as paredes, arrombem o teto, vejam dois, três, vinte, mil, infinitos horizontes, sejam “bons” ou “maus” mas vejam vários.


Viva, experimente, mude, lute, erre, acerte, aprenda, caia, levanta, se renda, vanglorie, se multiplique, se esconda, se debata. Reaja ao mundo múltiplo, esqueça rotinas e manias insanas, únicas, incontestáveis e duras.


Sejam livres Sr e Sra. Humano, mas com consciência, com sabedoria,


Com portas,


Com janelas,


Com luares,


Com chuvas,


Como ar que respiram,


Com as vidas que nos envolvem.


E que não morremos tapados, pensando sermos servos dos deuses da própria razão incontestável de nossas consciências, das arrogâncias e das mentes petrificadas, tolas, pequenas.


Tudo passa...


.10


.9


.8


.7


.6


.5


.4


.3


.2


.1


.~~~^~~^~^^^^^^^^^~~~~^^^^^^^^^^^^^~~________________________

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mundo do Twitter



Eu tenho Twitter, já faz um tempinho, mas agora que estou tentando explorar melhor ele, pois até então não compreendia muito bem sua função. E sua função pode ser bem múltipla, mas se resume, pelo que eu entendi até então, em falar de coisas pessoais do seu dia a dia, seus afazeres, suas idéias, seu ritmo, suas opiniões para as pessoas que te seguem, e vice versa. Quase como um diário online que é aberto para seus seguidores.

Muitos famosos se apoderaram rapidamente do Twitter, pois ali eles podem satisfazer seus fãs, deixando eles mais próximos de suas vidas, acompanhando como algumas revistas já fazem, suas opiniões e rotina, além de divulgar melhor seu trabalho. Essa é uma função, a outra é que o Twitter também serve como um local de propaganda em massa, simples, rápido, acessível e fácil.

A primeira vez que ouvi falar do Twitter, acabei tendo uma rejeição instantânea, um conceito prévio, ou como se diz, um preconceito, devido a estranheza em ter que escrever frases curtas, ou seja, poucas palavras. Ainda tenho um conceito meio crítico sobre escrever frases curtas, pois penso ser isso muito técnico, quase como algo exato demais, mas sei bem que fora essa a intenção dos seus criadores, em não deixar o Twitter se transformar em um Blog, nem em Orkut ou Facebook, e sim em algo terceiro, que expresse rápido e instantâneo a sua ação ou seu pensamento. É obvio que quem não gostar desse sistema, não tem o que fazer naquele mundo “twitteriano”, mas é preocupante pensar que muitos jovens aderiram o Twitter de forma muito fanática, a ponto de se utilizar coisas da mais pura intimidade, e isso pode ser perigoso. O segundo ponto preocupante do fanatismo ao Twitter é que muitos já estão utilizando frases mais curtas em outros lugares que dão espaço para se expressar melhor, ou até em locais que pedem que desenvolva melhor as idéias. Exemplo disso, na sala de aula, quem é professor já está começando a perceber isso nas provas que exigem desenvolvimento e articulação das idéias, mas claro que isso não é culpa do Twitter, porém ele ajuda a agravar essa situação. É obvio que o encurtamento do pensamento em poucas palavras, pode levar ao laconismo e conseqüentemente a esterilidade das idéias. As frases começam a ficar quase sem sentido, com encurtamento e abreviações esdrúxulas, ou até opiniões pela metade e sem justificativa. Resumir não é somente facilitar e agilizar, mas também reprimir o pensamento, a capacidade exemplificativa e argumentativa, ou seja, enxugar ou espremer e jogar a idéia bruta e reta. O mundo está se transformando, cada vez mais em técnico, e as pessoas em “tecnólogos” que sabem executar exclusivamente uma função, não conseguindo ver o amplo, o macro, o total, mas somente a parte, praticamente um sistema fordista mental. Principalmente o ocidente está esquecendo que a base da nossa civilização ocidental provém, em grande parte, de filósofos como os gregos, filósofos que foram antes de tudo, grandes pensadores, teorizadores, articuladores das idéias. E foram esses pensadores, que compreendiam o macro, o todo, aqueles que se entendiam e discutiam suas concepções e teorias, que conseguiram criar a matemática, os teoremas, as grandes ferramentas da nossa humanidade, para se desenvolver. Exemplo: Pitágoras, e outros um pouco mais recentes como, Isaac Newton, Albert Einstein, entre tantos outros pensadores, filósofos e cientistas desse mundo.

O Twitter também simboliza bem o momento em que o mundo vive atualmente, assim como Orkut, entre outros sites de relacionamento. Antes, até meados do século XX, a humanidade se reprimia em muitas coisas, atitudes, exposição de pensamentos, posturas, e sexualidade. Isso era a ditadura da repressão. Do fim do século XX para o início do século XXI, a humanidade saiu da ditadura da repressão, para a ditadura do posicionamento. Agora somos obrigados a todo instante a nos posicionar sobre tudo, perante a todos, até nas coisas íntimas, e isso não é lei constitucional, mas uma imposição da sociedade ocidental. Maior exemplo disso é que somos obrigados a nos definir sexualmente para todos, tendo que se enquadrar nos rótulos: Hétero, Bissexual, Gay, Lésbica, Travesti, Transformista, Simpatizante,“Curioso”, “Arrependido”, etc e etc. O simples fato das pessoas saberem o que está se passando no dia a dia alheio, já demonstra esse anseio e desejo de saber o que seu amigo está fazendo e achando, ou o que seu artista predileto disse hoje na página. O que o outro acha, pensa e faz agora virou coisa pública, e de interesse de todos.

O Twitter é mais uma ferramenta da internet, tem sua função, é legal e interessante, mas também é viciante, tem que ter seus cuidados e não pode subir a cabeça, pois “twittar”, “orkutar” entre outros, pode parecer brincadeira e uma simples diversão, mas nunca devemos esquecer que ele meche com vidas de pessoas, e suas informações pode servir para dois lados, para o bem da pessoa, ou para o mal.