sábado, 20 de novembro de 2010

MORTE: Uma angústia minha



Como viverei tranqüilo, sendo que as vezes me pego pensando que um dia irei morrer? Uma coisa é fato, podem acreditar, a única certeza que existe nesse mundo, é a morte. E eu, particularmente tenho medo disso, pois para mim é de fato, o fim da nossa existência aqui nesse lugar tão intrigante, a Terra.

Que engraçado, eu até um tempo atrás achava que a nossa alma as vezes poderia ser nossas lembranças, e até conhecimentos adquiridos com a vivência. Mas se eu um dia bater com a cabeça em algum lugar, eu posso ter vários distúrbios, desde perda de memória, até descontrole total. Ou seja, nossa mente que parece ser tão abstrata nada mais é do que produto do físico cerebral. Qualquer dano a sua cabeça, seja acidental ou causada por doenças, você pode deixar de ser a pessoa que acredita ser, e perder controle de si próprio, ficando a mercê de impulsos descontrolados.

Então me diz: Se não são as lembranças e conhecimento que levamos, pois elas só existem porque existe um órgão funcionando, o que será de nós após a morte?

Ai algum de vocês podem me dizer em crenças, explicações religiosas, teorias diversas, etc, e eu tento ouvi-las todas, mas sabe, infelizmente nenhuma me convenceu. Não estou julgando nenhuma crença, teoria e religião e muito menos estou dizendo que estou num patamar acima daqueles que crêem, pois eu também tenho minhas teorias, e crenças e não somos donos da verdade; no entanto nada ainda fora capaz de preencher essa angústia minha.

Talvez quem sabe, Lavoisier tenha chegado mais próximo de uma explicação para mim, em sua teoria que diz: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

As vezes penso que se o universo é tão amplo e fantástico, talvez quando morrermos iremos voltar a fazer parte desse infinito misterioso que impressiona os cientistas, astrônomos e estudiosos, pela imensidão e complexidade. Olhar para o alto e dizer que Deus está lá, não deixa de ser uma perspectiva de que é para infinito que iremos nos juntar.

Sinceramente eu torço para que exista sim alma e continuidade, principalmente de memória e conhecimento de nossa vida, pois para mim a pior morte não será a do meu físico, mas sim de tudo que aprendi, conheci, senti e vivi, desde as pessoas que compartilhei a minha vida, até de coisas simples e básicas da vida humana, e toda a exuberância desse planeta em que estamos.

Mas ainda imploro para que alguém me prove concretamente o que de fato irá acontecer conosco, pois a morte ainda é para mim a anulação de todos nós nesse planeta, onde o corpo se deteriora e com isso a mente e as lembranças se desfazem com o físico, e mais nada.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cavaram o Fundo do Poço!


Não poderia deixar de me expressar sobre algo sério que está acontecendo no nosso país, e que no fim dessas eleições foram visíveis, o racismo e o regionalismo de forma insana.

Não estou dizendo de um racismo brando, mas sim de um racismo muito além do que podemos imaginar, tendendo a ir para as veias mais extremas.

Eu por não ter ultimamente muito tempo, estou acompanhando esses assuntos superficialmente, lendo algumas manchetes ou assistindo noticiários, mas isso não impede de discutir um pouco do que significa essas duas “expressões” no nosso país, racismo e regionalismo exacerbado.

Como já sabemos, a presidente eleita Dilma Rousseff venceu as eleições com 56% dos votos, tendo 12 milhões de votos a mais em relação ao seu concorrente ao cargo, José Serra.

De fato, por mais que sejam 12 milhões de votos em relação ao segundo colocado, a presidente tomará posse em Janeiro, de um país digamos “dividido” entre uma maioria, que apóia, e uma “minoria” significativa que não escolhera ela como candidata ao cargo de presidente. Para o sistema republicano democrático brasileiro, é necessário haver no mínimo 50% votos + 1 voto, e assim se estabelece o governante, ou seja, o presidente. Porém assim como o presidente terá o dever de governar para todos, independente das pessoas que votaram nele(a), lembrando que o voto é secreto não sendo possível saber em quem foi que votou em quem; também a população, os cidadãos brasileiros tem o dever de aceitar o presidente eleito, assim como o direito de exigir dele, os projetos e promessas feitas. Isso é uma das bases de um sistema complexo que conhecemos como republicano, tendo suas devidas variações e particularidades de um país para outro.

Porém o que vimos rapidamente manifestado por alguns internautas, em Orkut, Facebook e várias páginas da internet?

Ataques as pessoas que votaram em Dilma, e ainda pior, racismo declarado contra as pessoas que são ou provém de NOVE Estados do país, que massificamos na coordenada “Nordeste” chamando-os unicamente de nordestinos.

Para piorar, os ataques diziam “raça nordestina” acusando-os de serem burros, não saberem votar, dizendo que eles atrapalham as eleições, indo além disso, defendendo a separação de estados do Sudeste e Sul contra o “resto” do Brasil, ou a dizimação e exclusão total das pessoas que são dos 9 estados da região Nordeste do Brasil.

Como eu disse, não fui a fundo para dar as fontes exatas, e sim me baseio em notícias e manchetes, e comentários sobre estes ocorridos. Mas enfim, começo a discorrer minha indignação.

Gente, olha isso! Como assim “raça nordestina”? Me deixa indignado de ver que as pessoas que acusam os “nordestinos” em não saberem votar ou que eles são uma “raça” inferior, não foram simplesmente capazes de entender várias coisas fundamentais e básicas, desde o que é raça, até que estão dentro de um país, e que nesse país existe um sistema republicano.

É ridículo acusar alguém que nasce em uma região ou em um estado, de ser portanto pertencente a uma raça. Ou seja, quem diz isso está à beira da ignorância plena. Aliás, tal asneira é tão grande que, geneticamente e biologicamente já foram comprovados que eu, você, até o japonês do outro lado do mundo, ou qualquer pessoa de qualquer país, nação desse mundo, pertencem a uma única raça, a RAÇA HUMANA, tendo as variáveis étnicas, culturais, lingüísticas, religiosas, etc e etc.

Olha a estupidez que em pleno século XXI ainda nos deparamos. Raça! E para piorar, raça de nascença de uma coordenada ou divisão fictícia para fins práticos de compreensão geográfica e espacial.

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, são estados BRASILEIROS, de um PAÍS, que chamamos de BRASIL. Eles são assim como EU, assim como seu vizinho, assim como sua mãe e seu pai, assim como seu irmão, tios, professora, não importa, eles são BRASILEIROS, eles são PESSOAS, no mesmo nível que você ou qualquer outra pessoa.

Agora se você é algum “sudestino” ou “sulista” ou de qualquer outro lugar, e se acha superior aos outros por estar em uma região ou por ter nascido em um determinado lugar, filho você tem problemas sérios de ego, e se utiliza de coisas abstratas para se sobressair por alguma incapacidade sua, complexo ou incompetência.

Racismos imbecis, competitividade e soberba, todos nós temos, mas isso é de fato um defeito, um defeito que temos que tentar concertar nas nossas mentes, para conseguirmos viver com mais harmonia, pois o ser humano é uma raça que depende de viver em sociedade, e para viver em sociedade existem direitos, deveres e limites.

Então deixo minha mensagem, se você é um brasileiro e odeia outro brasileiro pelo simples fato dele falar ou ter uma cultura pouco diferente da sua, então junte dinheiro e vá embora do país, pois assim você não irá precisar conviver com mais brasileiros além de VOCÊ, que não entendeu que também é um BRASILEIRO.

Estudo e tratamento também funcionam, ok!

sábado, 6 de novembro de 2010



Te amo de todas as formas, a cada palavra, a cada gesto, a cada toque seu, a cada sorriso, a cada beijo.

 
   Te amo nos dias bons e ruins, te amo sem medida e sem tempo pois o infinito é também eterno!


   Nas lembranças o que me reflete são apenas certezas, certezas de que se o nosso passado juntos pôde dizer tanto de nós, então o futuro será ainda mais incrível e exuberante.


   Aprenderemos com nossos erros juntos, e seremos fortes e inabaláveis, e nada será capaz de derrubar tudo que sentimentos e conquistamos.


   Somos mais do que imaginamos ser, podemos mais do que acreditamos poder, nos amamos mais do que conseguimos compreender.


   Pra sempre estaremos juntos, e assim nossa vida será mais doce, bela e verdadeira, pois nada no mundo é maior e mais incrível do que o encontro de duas pessoas que se amam de verdade.


   Declaradamente Te Amo, e andarei ao seu lado, em todos os momentos, do amanhecer ao por-do-sol, nos dias chuvosos e frios, e nos dias quentes e claros.


   Para sempre seu Branquinho

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

                                                   O Alpinista



Olhe para o Sol

Olhe para as estrelas

Agora sinta a chuva

Ouça o barulho do vento

Deite em uma grama verde e macia

Feche os olhos

E sonhe

Como nunca sonhou

Está vendo aquele céu azul da manhã?

E aquelas montanhas tão altas e tão belas?

Olhe no meio de uma delas

Tem um alpinista lá

Já faz 22 anos que ele está escalando

Ele sente a cada dia, intensamente

O vento, a chuva, o sol, as estrelas

O gramado verde na beira das montanhas

E sabe o que é o mais estranho?

Ele não precisa dormir para sonhar

Porque a cada segundo

Ele vê lá do alto, uma parte do mundo

E ai ele quer saber o que tem além do que o horizonte permite

E por isso ele continua subindo, mais e mais

Na esperança de um dia chegar no topo da montanha

E quem sabe ver o mundo inteiro em seu olhar

Alpinista doido...

Mas ele é assim, doido, intenso e sonhador

E feliz


Muito feliz!