sábado, 20 de novembro de 2010

MORTE: Uma angústia minha



Como viverei tranqüilo, sendo que as vezes me pego pensando que um dia irei morrer? Uma coisa é fato, podem acreditar, a única certeza que existe nesse mundo, é a morte. E eu, particularmente tenho medo disso, pois para mim é de fato, o fim da nossa existência aqui nesse lugar tão intrigante, a Terra.

Que engraçado, eu até um tempo atrás achava que a nossa alma as vezes poderia ser nossas lembranças, e até conhecimentos adquiridos com a vivência. Mas se eu um dia bater com a cabeça em algum lugar, eu posso ter vários distúrbios, desde perda de memória, até descontrole total. Ou seja, nossa mente que parece ser tão abstrata nada mais é do que produto do físico cerebral. Qualquer dano a sua cabeça, seja acidental ou causada por doenças, você pode deixar de ser a pessoa que acredita ser, e perder controle de si próprio, ficando a mercê de impulsos descontrolados.

Então me diz: Se não são as lembranças e conhecimento que levamos, pois elas só existem porque existe um órgão funcionando, o que será de nós após a morte?

Ai algum de vocês podem me dizer em crenças, explicações religiosas, teorias diversas, etc, e eu tento ouvi-las todas, mas sabe, infelizmente nenhuma me convenceu. Não estou julgando nenhuma crença, teoria e religião e muito menos estou dizendo que estou num patamar acima daqueles que crêem, pois eu também tenho minhas teorias, e crenças e não somos donos da verdade; no entanto nada ainda fora capaz de preencher essa angústia minha.

Talvez quem sabe, Lavoisier tenha chegado mais próximo de uma explicação para mim, em sua teoria que diz: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

As vezes penso que se o universo é tão amplo e fantástico, talvez quando morrermos iremos voltar a fazer parte desse infinito misterioso que impressiona os cientistas, astrônomos e estudiosos, pela imensidão e complexidade. Olhar para o alto e dizer que Deus está lá, não deixa de ser uma perspectiva de que é para infinito que iremos nos juntar.

Sinceramente eu torço para que exista sim alma e continuidade, principalmente de memória e conhecimento de nossa vida, pois para mim a pior morte não será a do meu físico, mas sim de tudo que aprendi, conheci, senti e vivi, desde as pessoas que compartilhei a minha vida, até de coisas simples e básicas da vida humana, e toda a exuberância desse planeta em que estamos.

Mas ainda imploro para que alguém me prove concretamente o que de fato irá acontecer conosco, pois a morte ainda é para mim a anulação de todos nós nesse planeta, onde o corpo se deteriora e com isso a mente e as lembranças se desfazem com o físico, e mais nada.

Um comentário:

  1. #tenso

    CADA UM COM SUAS TEORIAS...

    ...i a morte é uma coisa meiu enivitavel...eu costumo dizer que só tenho certeza de minhas incertezas!

    XERO

    ResponderExcluir