terça-feira, 29 de junho de 2010

Trem, trilho e passageiros


Uma coisa que aprendi nesse mundo é que nada é eterno, e que tudo aqui passa. Assim como os anos, as horas, os minutos passam, as dores passam, as boas risadas também passam. Somos passageiros de um trem chamado vida que anda nos trilhos chamado tempo, e que quando chegamos e entramos nesse trem, sabemos que ele andará sempre e não irá parar. Alguns acharão que esse trem andou rápido, outros acharão que ele andou até devagar, muitos verão longas viagens, outros médias e outros nem terão a oportunidade de ver a primeira paisagem. Mas o fato é que todos estão cientes de que um dia iremos cair desse trem e ficaremos nos trilhos, parados, enquanto o trem irá continuar com seus passageiros que embarcam e desembarcam a todo instante. Deixaremos de existir naquele trem, e ele também um dia irá deixar de existir como todos nós. Ou seja, embarcamos em um mundo que tudo passa, e que nada permanece para sempre. Essa vida só nos traz uma única certeza, a de que há um começo, meio e fim, e nada mais. Porém se olharmos para o universo, veremos que ele sempre se recicla, e que nada se desfaz sem se transformar em outra coisa. Seremos parte dessa “outra coisa”, mas antes de irmos embora, devemos entender que aqui não existe o amanhã certo e seguro, e sim o instante. Não quero dizer para viver o seu dia como se fosse o último, mas também não deixe que os pequenos gestos, as pequenas coisas que valem a pena no seu cotidiano sejam ignoradas, desde físicas até as sentimentais. Valorize os momentos, valorize as pessoas que te gostam, pois a qualquer momento você pode perder alguma delas, ou você pode perdê-las todas de uma vez, ao se perder em uma fatalidade desse mundo.

Uma vez me perguntaram: “O que faria se você soubesse que amanhã você iria morrer?” E respondi: “Depois de amanhã eu te responderia o que eu faria.”

2 comentários:

  1. Belo texto, e a mensagem que ele traz é coesa e verdadeira! Melhor mesmo é aproveitar ao máximo o tempo dentro do trem xD

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Opa obrigado pelo comentário e pelo elogio! Sabe que tbm estou aberto a críticas! =)

    Sim sim, eu tento passar muito isso que sinto, as vezes tenho a sensação de segunda chance, e ponho no lugar de uma pessoa velha que olha para atrás e pensa: Se eu fosse mais novo, eu faria isso e isso... É melhor refletir sobre a vida jovem enquanto é tempo, pq depois que ficar velho, ou cairmos desse trem, certeza que a nossa consciência vai lamentar muito pelas coisas não feitas! Pelo menos penso assim tbm =)

    Abraço

    ResponderExcluir