terça-feira, 24 de agosto de 2010

Getúlio Vargas


Hoje completa 56 anos do suicídio de Getúlio Vargas no Palácio do Catete, Rio de Janeiro.

Nascido em São Borja (RS) no dia 19 de Abril de 1882, e morreu no dia 24 de Agosto de 1954.

Getúlio Vargas governou o Brasil de 1930, com um golpe ou revolução (conceitos conflituosos), formando um governo provisório até 1934, sendo a partir da Constituição de 1934 instituído presidente. Mas em 1937 ele iniciou uma ditadura que foi até 1945. Deposto, Getúlio Vargas se reelege legalmente e retorna a presidência em 1951, governando até Agosto de 1954.

Getúlio Dorneles Vargas ficou conhecido como o "Pai dos Pobres", visão que ele mesmo construiu perante as massas. Vargas tem duas faces, a de endeusamento por ser um presidente que trouxe a industrialização e direitos trabalhistas para o Brasil, e a de crítica, devido seus atos enérgicos enquanto governou como ditador do Brasil. Porém, para mim, Getúlio Vargas fora um grande governante do Brasil, que soube conduzir o país e retirá-lo do atraso do sistema agrário em que viviam os brasileiros, transformando em um país urbano rumo ao desenvolvimento industrial.

Getúlio não aceitava o entreguismo do Brasil aos estrangeiros, e apoiava a criação de empresas nacionais, mantendo a exploração da riqueza do Brasil em nossas mãos. Quem nunca ouviu falar da Petrobrás e Eletrobrás?

Populista? Ele foi e que mal tem nisso? O Brasil tem que parar de por os sistemas estrangeiros como padrão, e ver que sistema adapta melhor a realidade brasileira e ao povo em geral. Não quero dizer em fazer ditadura, mas precisamos claramente de alguém aclamado pelo povo no poder, em que a grande parte da população se identifique. Então reforço e sem medo, Getúlio Vargas é sim um herói do Brasil. Teve erros? Então me diga, quem nunca teve?...


                      Carta Testamento de Getúlio Vargas

Mais uma vez, a forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.

Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.

Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano.
Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.

Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.

Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão.

E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.

                               (Rio de Janeiro, 23/08/54 - Getúlio Vargas)

4 comentários:

  1. Esta dualidade de tirar o país de seu atraso secular, e ser um ditador para atingir seus objetivos, é algo que vai ser debatido para todo o sempre. Não gosto do termo "os fins justificam os meios, pois dá margem ao arbítrio. Mas sinceramente espero que não haja necessidade de um outro Messias para melhorar o destino do país.

    ResponderExcluir
  2. Estou acabando de ler "Agosto" do Rubem Fonseca, que trata exatamente dos dias finais de Getúlio, assim que acabar teremos algumas discussões bem frutíferas, creia-me!
    Rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. As pessoas sempre precisam de um símbolo para culpar pelos problemas. Eis o triste fim de GV.

    No geral, um dos únicos que fez a coisa correta pelo Brasil, e fez dar certo o tempo que pôde.

    Eis um líder que lutou pelo Brasil, sem se rebaixar aos de fora.


    Parabéns pelos excelentes posts!!

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente peço desculpas por alguns errinhos de português no texto, pois quando postei não tive tempo de revisá-lo.

    Olá Thomaz seja bem vindo! Claro, eu também não gosto dessa filosofia "os fins justificam os meios". Se não me falhe a memória, quem pensou isso fora Maquiavel, que ganhou sinônimo de "malignidade" por assim dizer, com a expressão "maquiavélico", coisa que não gosto muito, o maniqueísmo provindo da nossa concepção cristã, bom ou mau.
    Eu sou contrário ao sistema ditatorial, não gosto de nenhum tipo de ditadura, mas apoio um sistema em que o líder esteja muito próximo do povo, carismático. O Brasil desde suas raízes na colônia, passando pelos nossos dois imperadores, principalmente D.Pedro II, sempre esteve envolvido com uma figura paternalista, que soube trazer mais unidade, mais olhar da população brasileira para a política, pois quando temos governantes nada carismáticos, os brasileiro tendem a se alienar quase por completo, dos assuntos políticos. É nesse ponto que defendo Getúlio Vargas e seu populismo. O Brasil tende a querer ser Estados Unidos da América no Sul, coisa que para mim é trágico. Podemos ser democráticos tendo líderes carismáticos e até aclamado pelo povo? Acredito que sim, e necessitamos, pelo menos para minha visão. Necessitamos desses heróis que o Brasil adora destruir, necessitamos orgulhar da nossa história que foi debochada e atacada por autores marxistas nos livros didáticos, em contraposição do nacionalismo e pífia exaltação dos militares. O Brasil suja a sua história, exaltando aquelas externas, que nada têm de a mais ou melhor.
    Mas como você disse Thomaz, nenhum Messias também né, endeusar um líder a ponto de esquecermos nossos direitos, não nos levará a nada!

    Opa Matheus, com certexa faz isso sim, vamos debater, adoro sobre esse assunto! Aguardo ansioso.

    E seja bem vindo, Ovelha (posso te chamar assim?)
    Getúlio Vargas nos ensinou que lutar pelo Brasil sem entreguismo dá certo. Somos um país capaz, com uma riqueza enorme, basta trazer a extração para as nossas mãos. Claro que necessitamos de boas tecnologias, coisa que os estrageiros (europeus, japoneses, australianos e estadunidenses) têm de sobra, e facilita com suas máquinas e técnicas. Mas nada que não possa ser mudado, com bons investimentos, por exemplo em educação, coisa tão falada e clara, mas tão desprezada por quase todos os nossos governos já existentes. Obrigado, e que bom que está gostando.

    Para todos, um forte abraço e meus sinceros agradecimentos. E fiquem avontade, esse blog é aberto para todos!

    ResponderExcluir