quinta-feira, 12 de agosto de 2010



Passado.


Presente!


Futuro?

4 comentários:

  1. Você conseguiu escrever muito com poucas palavras, porém uma questão me atormentou, como pode um historiador dizer que o passado está morto, enterrado e encerrado?

    o.O

    ResponderExcluir
  2. Hahaha... não está morto nem encerrado, mas está fixado em um tempo que não volta, inalterável, insubistituível, ele tem influências e continuidades no tempo presente, porém ele está afirmado. Por exemplo, a Alemanha Nazista invadiu a Polônia em 1939, ou Tiradentes foi morto e esquartejado, isso é um fato, não muda, podem dar diversas explicações e efeitos que isso teve e que permaneceu durantes anos ou que ainda permanece, mas o fato em si não muda, queiram ou não, a Alemanha Nazista invadiu a Polônia em 1939, e o Tiradentes foi morto e esquartejado. Foi nessa intensão que coloquei ponto, o passado não está morto, mas seus fatos estão devidamente pontuados no seu tempo e não podem ser mudados, alterados, tocados ou violados. Somente reinterpretados e sentidos, vendo seus efeitos, seus reflexos e suas continuidades, mas nada será igual aquilo que passou, nunca.

    Abração, adorei sua indagação! ^^

    ResponderExcluir
  3. Hehe!

    É que a ciência histórica pra mim é tão interpretativa e desconectada dos fatos que às vezes mal noto a existência dos mesmos!
    O que na verdade é uma bobagem minha, afinal de contas não perceber os fatos é fazer ficção! Ou na melhor das hipóteses uma ciência especulativa!

    Só não creio que podemos afirmar com certeza TÃO absoluta que os fatos ocorreram como eles se nos colocam, posto que eles se nos comprovam verdade através de seus "rastros", ou seja, aquilo que em nosso ofício utilizamos como fonte.

    Em meus devaneios por diversas vezes me perdi imaginando se muito do que temos como fatos na verdade não foram milhares de vestígios pré produzidos por certos indivíduos com determinados fins específicos. A dúvida para mim é incessante e perene.

    Seria toda a História uma farsa?

    Seríamos nós historiadores apenas fantoches acreditando que recuperamos algo quando na verdade apenas damos os passos anteriormente estabelecidos por esta enorme conspiração?

    Você gosta de churrasco?

    Hauhsdhusahuuuhdasuhdsahuduhasduha

    ResponderExcluir
  4. kkkk... adoro churrasco! Inclusive estou me recuperando ainda de um, haha...

    Bem Matheus, realmente as fontes que nós historiadores utilizamos não são neutras, nem dizem a verdade, e realmente são distorcidas. O fato, eu considero em dois modos: O fato na visão ampla, e o fato na visão empírica, ou digamos, concreto e híbrido.

    1.Fato na visão ampla:
    Por exemplo, o ataque nas torres gêmeas no 11 de setembro 2001, o fato que ficará na História será que as torres foram atacadas por terroristas, chocando aviões contra elas, que levou o colapso de ambas. Essa fora a visão dos fatos nos dada. Mas se tivesse um extraterrestre do alto, ou na Lua, que conseguisse obter imagens nossas daqui, o que eles veriam? Provavelmente eles pensariam, eles implodiram um prédio, e no livro de História dos Ets sobre o estudos na Terra estaria escrito, os seres humanos no dia x quiseram implodir dois dos maiores prédios da sua História. Implosão é bem diferente que atacar e matar de forma surpresa levando a derrubada das torres.

    2. Fato na visão empírica ou híbrido:
    Duas Torres das mais altas do mundo cairam.

    Ou seja, o fato empírico pode sofrer interpretações e suas interpretações se transformarem em fatos, como a maioria de nossos fatos que utlizamos, ocorreram. Mas nada retira ou modifica o fato empírico, mas o fato amplo é possível de ser reinterpretado.

    Me deu um sentimento de redundância agora =(
    Que saber de uma coisa, somos um bando de animais que acha que pensa e nada sabe, e fica queimando neurônios de vez ir caçar comida e reproduzir! Tudo é uma grande bobagem, kkkkk...

    Que dia vamos fazer um churrasco? Iremos mais longe comendo carne e bebendo hahaha...

    ResponderExcluir