sábado, 10 de julho de 2010

FIFA WORLD CUP Brasil - Estamos preparados?

     Já foi dada a largada para a copa de 2014 no Brasil. É um prestígio e privilégio sediar uma Copa do Mundo de Futebol, ainda mais em um país que se tem a tradição futebolística tão intensa como é no Brasil, mas me pergunto, será que estaremos preparados para tal evento em 2014?

     A Copa do Mundo de 2014 não será uma simples Copa em um país como África do Sul, ou como fora na Alemanha em 2006. Estamos falando de um país que tem uma extensão territorial considerável, possuindo 8.456.510 km² somente em extensão terrestre, fora 55.455 km² de água. Ou seja, estamos falando de um país com dimensões continentais, se compararmos, por exemplo com o continente europeu que possuí na sua totalidade 10.368.099 km². A Copa de 2014 fará jogos de Manaus a Porto Alegre, de Cuiabá a Natal, ou seja, Norte a Sul, Leste a Oeste, os brasileiros receberão os eventos da Copa. Serão grandes capitais dos estados, além do Distrito Federal, que receberão as seleções e os turistas.
Entendida a dimensão do país, inicio minhas questões.

O Brasil já faz um bom tempo que está sofrendo com transtornos aéreos, e eles não acabaram. Em 17 de Julho de 2007 o acidente da Tam chocou o Brasil, matando 176 pessoas abordo, mais 23 em terra, caindo em uma das maiores cidades do mundo, na cidade de São Paulo. No ano anterior a esta tragédia, no dia 29 de setembro de 2006, um Boeing da Gol e um legacy se chocaram, destroçando o Boeing que caiu sobre a floresta amazônica, matando 148 pessoas, causando mais transtornos e polêmicas.

     Dentre tantas outras, essas foram somente algumas das grandes tragédias, sem incluir os registros dos acidentes aéreos no Brasil, em menos de dez anos. Para se ter uma idéia, de 2002 até o mês de Junho de 2010, estão registrados oficialmente, 26 acidentes aéreos, muitos com uma tripulação menor, porém não menos catastrófico e preocupante. A maioria desses acidentes, incluindo os maiores, foram causados por falhas técnicas do nosso sistema aéreo, sendo desde equipamentos obsoletos, erros técnicos, saturação de vôos, inexperiência, chegando até descuidos bizarros. No mês de junho de 2010, um Boeing quase se chocou com outro avião de grande porte, que decolava na mesma rota que o Boeing preparava para aterrissar, obrigando o piloto do Boeing a mergulhar o avião e levantar vôo, manobrando de forma perigosa sobre a cidade. A torre de controle de Congonhas havia permitido dois aviões, decolar e aterrissar ao mesmo tempo, na mesma rota.

     Nas rotas terrestres, também não está diferente a situação, aliás, encontra-se pior. O Brasil tem uma média de 40 mil mortes por ano em acidentes de trânsito, nisso estamos falando de mortes, não incluindo feridos e pessoas que ficaram deficientes. As nossas rodovias são péssimas, tendo raras exceções, porém sendo essas exceções frutos da privatização das vias, como ocorre muito no Sudeste do Brasil. Nas cidades, principalmente nas capitais, as ruas mal planejadas e o trânsito caótico, causam grandes congestionamentos, sem falar em problemas de inundações que ocorrem nessas capitais em época de chuvas. Os trens, ônibus urbanos e metrôs são, em sua maioria, ruins, obsoletos e possuem pouco conforto, estando sempre lotados e pouco seguros.

     Aproveitando a questão de urbanização, nas 11 capitais estaduais e o Distrito Federal que sediarão a Copa do Mundo, muitas não possuem capacidade de hotéis a nível esperado pelos turistas ou variedade e opções de escolha. Além disso, os nossos hotéis possuem altos preços, e principalmente nesse período do evento, as diárias e pacotes subirão exorbitantemente, como o que já ocorre nas cidades litorâneas no período das férias.

     Esses são alguns pontos negativos desse país que terão que melhorar, e muito, para que a Copa do Brasil não se torne uma vergonha, ou literalmente um desastre, não podendo ser mais a Seleção do Brasil, a principal preocupação e cobrança que os brasileiros terão que fazer nesta Copa. Esta será uma chance única para que o Brasil demonstre ao mundo sua solidez e maturidade econômica, além de ser o momento de ensinar um pouco mais de geografia para os estrangeiros que acreditam, por exemplo, que a capital do Brasil é o Rio de Janeiro, e que há só carnaval, samba, e que a maioria das nossas cidades estão no meio da floresta amazônica. O mundo não tem idéia da complexidade, multiplicidade étnica e cultural que temos, e muito menos como é grande o nosso país, as suas diversidades arquitetônicas, históricas, lingüísticas e suas riquezas naturais, bem como as climáticas; dando um caráter de um "país continente", que compõem várias nações dentro de um único território que ousamos, muitas vezes, dizer nação brasileira.






2 comentários:

  1. Muito bom post, quero só ver o que vai virar essa Copa! E como Copa sempre cai em ano de eleição, essa realmente vai DECIDIR o pleito meses depois, pois uma boa estruturação do mundial garantirá ou não a reeleição do governo então vigente.

    Eu fico imaginando em 2014 um monte de estrangeiros viajando por nossas estradas, se espalhando pelo interior do país e até se perdendo no caminho até as cidades que sediarão os jogos, devido tanto à extensão territorial do país quanto à má sinalização e informação em alguns locais. Será que todos saberão falar inglês, espanhol e outras línguas pra orientar os torcedores? É algo a se pensar...

    Bom, se uma francesinha se perder perto da minha casa eu agradeço, hauahaau xD

    Enfim, é aguardar pra conferir.

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha... Obrigado por comentar e esse finalzinho foi demais!
    Realmente, tem ainda a questão dos brasileiros não falarem nenhuma dessas línguas estrangeiras, e não ter nenhum grande empenho do governo em incentivar o aprendizado delas.
    Ano de eleição também nem se fala, outro ponto complicadíssimo e ironicamente "coincidente" com a Copa do Mundo.
    2014 será um ano único para o Brasil, basta saber se faremos feio para o restante do mundo, não na parte futebolística, mas na forma que iremos receber as atenções mundiais.

    ResponderExcluir