segunda-feira, 19 de julho de 2010

Os Nerds


Canso de ouvir isso, nerd! Acho isso até uma boa denominação, por mais que falem de forma debochada, tentando desprezar.


Sim, sou um pouco nerd. Pelo menos isso né, enchi meu cérebro com algumas coisas que me foram até úteis, como conhecimento, que para mim não é futilidade. Sabe, eu sendo “nerd” sei que vou ganhar dinheiro, isso é fato. Empresas e o setor privado querem os nerds para fazer dinheiro, e claro eles fazem, são criativos, sabem muito bem criar, desenvolver, são empenhados, merecem. Sei muito bem que “nerd”, também, pode ser denominado para aqueles que gostam de games, filmes como Star Track, e que usam seus óculos básicos e não se enturmam fácil, além de gostar de leitura e de coisas específicas, sejam elas para lazer ou por estudo. O nerd também é estudioso, e tem conversas “enfadonhas” porque ele não fala, geralmente, da festa que teve no fim de semana, dos vexames dos outros, das bundas das gostosas, das altas adrenalinas, daquelas piadas feitas por comentaristas de futebol, ou muito menos da sua vida sexual para os outros. Esse é um tipo de nerd, pois existem muitos tipos de nerds atualmente. Então tentarei listar alguns, dando minha denominação:

Nerd Hollywood – É aquele nerd que ama alguns filmes de Hollywood ou seriados, sabe como foi a produção, o nome de todos os artistas, data de nascimento deles, ano que foi feito os filmes, tem o pôster da divulgação, miniaturas, o DVD original em casa, sabe os erros dos filmes e detalhes extras que não estão nos próprios “Extras” do DVD.

Nerd Gamer – É aquele que adora jogos de vídeo game ou de computador. Ele joga sempre os mesmos jogos, e sempre faz finais diferentes ou se torna fodão naquele estilo, sendo um professor para os iniciantes e um mestre respeitado pelos os jogadores menos experientes, ou odiado por muitos. Ele adora imagens de seus games, vive as histórias a flor da pele, e gosta de se vangloriar para os demais, demonstrando sua superioridade naquele estilo ou jogo. Defende até a morte a genialidade de seu jogo preferido, e somente ele pode acusar os erros que o jogo tem e que deveria melhorar, mais ninguém.

Nerd da Leitura – Esse tipo de nerd tem uma grande amplitude, na sua denominação. Ele pode ser alguém que ama ler, como um hobby mesmo, livros, mas não é qualquer tipo de livro, tem que ser histórias com bases em lendas medievais, orientais, ou futuristas. Ele pode ser também aquele que ama ler quadrinhos, gibis e mangás, e baseado na sua leitura, procura ver os filmes ou animes, ou vice versa, se vê algum filme ou anime, depois procura ler mangás e quadrinhos daquelas histórias. Ele cultua aquelas histórias, gosta de debater sobre, tem “relíquias” que lhe dê orgulho, como toda coleção, o original, o primeiro exemplar, ou miniaturas, camisetas, fotos etc, transformando em filosofia de vida.

Nerd Empresário – Nerd empresário é aquele que ama estudar, ou estuda porque ele segue um objetivo, seja posto pelos pais ou por si próprio. Esse nerd ele tem o conhecimento como algo primordial, seja ele específico e aprofundado em um assunto, ou ampliado em todos os assuntos, tendo um conhecimento básico sobre tudo. Ele geralmente é mais quieto, sistemático e não é popular, tendo poucos amigos, mas sendo muito conhecido por todos, por ter fama de “nerd” inteligente, que vai ter futuro, e realmente vai. Ele é o sonho, por exemplo, de empresas que propõe bons empregos por ter um bom desempenho, ou ele consegue fazer fortuna com seu conhecimento e especialidade. Alguns têm vida social como os não nerds, mas na sua maioria não.

Nerd Music – Esse tipo de nerd está além de um simples fã, ou de um fã fanático ou de um amante de algumas bandas, de alguns estilos ou de músicos. Ele é um estudioso assíduo da música além de ouvir. Percebe ritmos e consegue datar o estilo. Claro que ele antes de tudo foi fã de algum músico ou estilo(s), etc, mas ele consegue discorrer amplamente vários nomes de músicos, estilos, história, dando uma ficha de básica de vários cantores, compositores, entre outros. Muitos desses nerds acabam aprendendo a tocar instrumentos e tem a música como algo constante e essencial, a ponto de estar além das relações pessoais e sociais.
     
Nerd Escritor – É aquele que absorveu todos os seus principais gostos, desde os desenhos da tv, filmes, seriados, novelas, e faz continuação de suas histórias preferidas, desde fics até um original paralelo; ou faz a junção de todos esses gostos, transformando em textos, histórias, romances, poesias, poemas, crônicas, frases, fazendo seus escritos virarem livros, ou como a maioria faz, postando na internet, desde no perfil do Orkut, Twitter e Face Book até em blogs e sites reservados a publicação. Esse tipo de nerd escreve por gosto, como algo prazeroso, sendo uma pessoa mais tímida pessoalmente, conseguindo se expressar através da escrita, essa carga pessoal de gostos. Muitos não levam uma vida social agitada, mas possuem muitos amigos, principalmente do meio.
     
Bem, como eu disse, deixo ai algumas denominações de nerds, e com certeza dentro de cada existem várias subdivisões, que eu não coloquei porque seria muita “nerdice” minha, no bom sentido, é claro. Não tenho medo de ser nerd, de me chamarem de nerd, me enquadro em algumas dessas denominações. Deixo uma frase, eu como um bom “nerd”, criei:

Aqueles que não são nerds são incapazes de entender os prazeres que essa vida proporciona. Muitos têm fama de “derrotado”, mas todos têm a capacidade de manter suas nerdices e se destacam em algo, ao contrário daqueles que acusam os nerds e não se destacam em praticamente nada.

3 comentários:

  1. Muito bom o texto, hauahaua, e valeu por ter usado a imagem! xD

    Acho que com exceção do empresarial e do musical eu me encaixo em todas essas categorias que você elaborou, hauahaua! Dentro do Nerds Hollywood há divisões como "Nerd Star Wars" ou "Nerd Arquivo X", creio eu, e acho que o pessoal que curte anime/mangá se enquadra mais em categoria "Otaku", mas como "Otaku" simplesmente é "Nerd" em japonês, então acho que dá tudo no mesmo.

    Não podemos nos esquecer é claro do "Nerd RPG", fascinado por tudo que envolve o role-playing game, desde o tradicional RPG de mesa, RPGs de games, MMORPGs na Internet e RPGs live-action =)

    Enfim, muito bom seu post! A frase final foi ótima mesmo! Nós nerds temos uma vida pessoal penosa, sociabilidade sofrida e tudo que é mais simples pros outros é complexo pra nós (parece mesmo uma inversão, inclusive), mas eu queria ver o que esses obtusos diriam se um certo nerd não houvesse elaborado o programa de interface de software em janelas que os mesmos obtusos usam pra navegar na Internet e difamar muitos nerds (tá certo que sim, o Windows no geral é uma merda, mas o Bill Gates soube vender, conquistar o mercado e enriquecer, e isso tem um mérito imenso).

    Alias, Jairo, não sei se sabia, mas existe o Dia do Orgulho Nerd. A data é 25 de maio, data em que o primeiro Star Wars estreou em 1977. Se quiser saber mais:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Orgulho_Nerd

    Agora vou lá ver Fullmetal... xD

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Huahsduhauhdauhsdhusauhdas

    Gosto de MUITAS coisas no mundo nerd, porém tenho uma vida social até que bem agitada, o que, creio, me tiraria o rótulo nerd (apesar de não ter medo ou receio dele).

    Noto porém na atualidade, uma mudança que ocorre por fatores ainda desconhecidos e pouco estudados, acontece que os nerds estão sendo aceitos pela sociedade em geral, estão sendo menos zuados e até mesmo aceitos em meios diferentes dos seus, veja por exemplo o sucesso de PC Siqueira. Sei lá se isso se deve ao desenvolvimento comunicacional da internet, mas uma coisa é fato:

    Os nerds herdarão a terra!

    Huahsudhasuhdashuduhsaahsudhuasdhuas

    ResponderExcluir
  3. Hahaha... mais uma vez obrigado Fabrício pela imagem, eu usei, adorei essa que vc fez!
    Realmente foram boas classificações essas que vc fez, muito boas mesmo. Esse texto ainda resumi muito, dá pra fazer um livro com esse assunto, de tantos detalhes e sua amplitude! Eu não sabia sobre o dia do orgulho nerd, mas tem que haver sim, fizeram coisas uteis, muito mais coisas uteis do que inuteis, como muitos acusam, mas que bom que gostou, fico feliz e vlw peli comentário!

    Agora vem o Matheus, muito boa tbm sua observação, estão sendo mais aceitos, e tbm estão se fortalecendo e ganhando respeito, como um movimento organizado. Por exemplo, o Anime Friends em SP, a E3, entre varios outros pelo mundo. Tenho a impressão que a palavra nerd irá sumir em pouco tempo, pq já está tão amplo, e quando é assim, acredito que não cabe mais limitar as pessoas em termos. E como vc disse, realmente os nerds herdarão a Terra, hehe... Obrigado ´por comentar

    Abração pra vcs! ^^

    ResponderExcluir