quarta-feira, 14 de julho de 2010

A Nação dos Hipócritas

Não sou nacionalista ao stricto sensu, mas também não sou nenhum desgraçador dessa pátria. Não gosto dos problemas que temos, da passividade política interna, dos atos e fatos ridículos de nossos governantes, mas também não culpo somente eles, culpo todos nós. Sabemos xingar e criticar muito bem, inclusive eu, mas não sabemos ajudar e melhorar quase nada em nossa volta. Um país, uma nação, não é feita de políticos, mas sim de povos ou de um povo, que sente a necessidade de estar juntos, devido a sua história, sua cultura, sua língua, ou sua religião e idéias em comum. Nós destruímos nossos heróis a todo momento, a idéia de que somos um fracasso e sempre seremos é compartilhada em todos os cantos desse país, e que nada aqui muda está presente nas nossas falas, nos jornais, na tv o tempo todo.

Nós somos a vergonha porque queremos ser, nós somos os pacatos brasileiros que não gostam e não sabem política, porque queremos não saber. Nós somos os corruptos, e aqueles que xingamos são simplesmente representantes de nós mesmos, das nossas atitudes. Preferimos exaltar as outras nações, e generalizar como fazemos com a Europa que se tornou sinônimo de lugar decente, o lugar dos nossos sonhos. Sabe o que somos na verdade, um bando de invejosos e infelizes que sonham ter o que os outros têm, mas prefere ficar sentados, vendo a vida passar, pensando como seria bom se estivéssemos nascidos naqueles países "maravilhosos", "aquilo é nação", "aquilo é vida", "aquilo é tudo", pois "tudo no Brasil é lixo", "tudo é uma merda". Como é bom criticar tudo sentado, como é maravilhoso sonhar que não vivemos aqui no Brasil, e estamos no topo da cadeia alimentar das economias. Amaldiçoemos nossas gerações passadas, elas tiveram que vir parar aqui nesse fim de mundo? Seria melhor então que não tivessem vindo para cá, nem os europeus, nem os africanos, nem os asiáticos então, pois ai aqui seria um lugar melhor, e continuaria pertencendo aos verdadeiros donos dessa terra, que amavam e respeitavam a sua constituição, o seu equilíbrio, sua ordem natural. Pelo menos seria habitada por pessoas que honrariam o que ela oferece, muito mais do que nós que somos um bando de hipócritas, exibidos, e tão incompetentes que não somos capazes de largar todo esse lugarzinho ridículo, lugar de nada, não é? Sabe, se Europa e os escambal são o que são, é porque eles foram competentes, gananciosos e pilantras o bastante de vir, explorar, matar, morrer, subjugar, destruir, sacrificar o que foi preciso para que eles se tornassem essas “lindas e estonteantes” nações. E um de nós também sacou isso, a Grande América, que entendeu que para se dar bem, era necessário fazer igual, e então fez, muito bem, até inovou na forma da pilantragem e dos saques, nas formas mais sujas, para que conseguisse ser os Estados Unidos da América! OHHHHHH... E tanto eu, quanto você que está lendo, gosta e muito daquilo que ela se tornou, graças a ela temos tanta coisa boa nas nossas vidas e que são tão fundamentais. I S2 U.S.A. e não estou sendo irônico. Você também ama eles, você também queria estar lá. Porque eles "são demais", e foram “competentes” e “inteligentes”, a gente não. Coitado de nós, sinta pena se si mesmo, porque somos um bando de incapazes que nem mesmo sair daqui, conseguimos.

Ai então deixo uma mensagem, vá na frente do espelho quando estiver com raiva desse “Brasil de lixo”, e antes de reclamar das coisas ruins desse "país de merda", se xingue bastante, porque nós fazemos isso ser esse lugar que queremos odiar, que amaldiçoamos, que detestamos. Os seus antepassados estiveram aqui, todos nós carregamos no sangue, a construção desse país, bem como seu fracasso em várias coisas. Mas se você acha esse país tão ruim, e quer que ele se  transforme logo como os países da “Europa”, ou Estados Unidos, comecemos então a fazer algumas atrocidades por ai, saquear alguns países, explorar alguns riquezas alheias, dar a cara a tapa para morrer e sacrificar seja quem for, em guerras, em nome do desenvolvimento, essa é a formula para nos tornamos "decentes", e quem sabe assim não cheguemos ao grau civilizatório dessas lindas nações.

O que eu quero dizer com tudo isso? Eu quero dizer que é ridículo ficarmos exaltando outras nações se não somos nem capazes de fazer nada por essa, e nem de pegar as malas e ir embora. É ridículo achar que aquelas nações "fodásticas" foram sempre assim, e que não foram ruins e tão degradantes, a ponto de ter milhares e até milhões de imigrantes vindo para os países do Novo Mundo, inclusive para o nosso "odiado Brasil". Eu não digo que temos que amar o nosso país, mas que, pelo menos, antes de sair falando de como isso é ruim, é uma droga e que ninguém faz nada aqui, então faça melhor do que tem sido feito, que sejamos capazes, então, de demonstrar como se faz. Os pequenos atos podem modificar muita coisa, mas até isso temos preguiça, vergonha de fazer. Sabe o que eu acho, é que esse país já fez muito por nós para um povo que oferece tão pouco em troca. O nosso país não é tão ruim assim, e está na frente de milhares de nações em vários quesitos, basta termos a coragem de procurar na internet e ver um jornal ou ler. Não é ideal ainda? Será porque? Resposta: culpa sua, culpa minha, culpa nossa!


Repito, não sou nacionalista ao stricto sensu, porque se fosse eu faria mais por esse lugar. Mas também não sou um desgraçador dessa pátria, e não largo dela, e não tenho problema nenhum de afirmar e reafirmar isso. Aqui é a minha casa, meus antepassados vieram para cá e aqui conseguiram sobreviver. Eu prefiro bater palmas para o mínimo que esse país faz por mim, e admirar suas conquistas do que falar que quero sair, e ficar sentado esperando que um europeu venha aqui me resgatar para levar para as “Nações do Paraíso”. Gosto de criticar, assim como todos, mas gosto de me orgulhar assim como poucos fazem. Sou fruto desse lugar e ajudo a causar a dor nesse país, assim como todos nós, por não fazer nada de além para melhorar nada a minha volta. Mas quem sabe, eu não crio vergonha na cara, e começo a fazer o mínimo por isso tudo, é isso que tento, criar coragem, para ter forças para continuar vivendo, nessa nação que até agora ajudei a "construir" com a minha preguiça e crítica, ajudando a fazer dela a grande Nação dos Hipócritas!

4 comentários:

  1. Hahaha... não se assuste! É meu fervor pelas minhas idéias, e momento de saturação de tanto me tacarem pedra por gostar desse país e não exaltar as "nações perfeitas" como muitos fazem. Canso sabe, de ouvir críticas sem fundamentos baseados em puro senso comum. E também me auto critico por não fazer nada ainda por um ´lugar que é minha casa. =(
    Vlw pela expressão, mesmo que de espanto haha...

    ResponderExcluir
  2. O Brasil sempre foi um país complicado nesse sentido!

    Não somos ufanistas a ponto de exaltar heróis nacionais como os EUA, mas também destruímos demais os mesmos em nossa visão hiper crítica!

    Encontraríamos um meio termo?

    Seria certo o meio termo?

    O melhor texto seu q eu li até agora!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Fabio por comentar, fico feliz que tenha gostado!
    Como vc bem disse, temos uma visão hiper crítica demais, e acho mais ainda, temos uma mania de humilhar nós próprios e ficar sempre exaltando tudo quen é externo. Virou modinha xingar o Brasil, sem nenhum senso crítico ou mais aprofundado. A História do Brasil também sofre muito isso como nós bem vimos na faculdade. Ou seja, todos querem sair daqui, mas ninguém tem coragem de juntar um dinheiro numa poupança e ir embora. E muitos menos de querer fazer algo, o mínimo, pensando em ajudar um todo maior, como saber escolher um político para votar, ou zelar pelas coisas de uso público. Se estamos tão acomodados e não fazemos nada, é pq estamos felizes com a nossa situação, não é?
    Como vc bem colocou acho que o meio termo seria, para mim o ideal. Não excede como os EUA mas não discrimina como o atual Brasil.

    Abração, adorei seu comentário! ^^

    ResponderExcluir