quarta-feira, 14 de julho de 2010

A Importância do Afeto

Hoje li uma matéria simples na Uol que me comoveu de forma intrigante e me fez parar e refletir, devido ao assunto abordado . Veja a seguir e observe bem a imagem:


"Uma tartaruga do santuário de Tortoise Gardens, na região da Cornualha (sul da Inglaterra), fez amizade com uma tartaruga de plástico.Timid Timmy ("Tímida Timmy" em tradução livre) foi mantida em um viveiro separado depois que outras tartarugas a rejeitaram e a excluíram do grupo.    

Para ela não se sentir só Joy Bloors, a dona do santuário, colocou uma tartaruga de plástico em seu viveiro e desde então os dois são inseparáveis. Timmy aparenta demonstrar afeto e traz até comida para Tanya, a tartaruga de brinquedo.
Segundo a dona do santuário, para que Timmy vá dormir, ela tem que colocar Tanya dentro de sua casinha primeiro." Fonte:(http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/ultnot/bbc/2010/07/13/tartaruga-rejeitada-faz-amizade-com-brinquedo.jhtm)

Mesmo sendo um assunto simples da matéria, onde muitos poderiam dizer “que coisa idiota e desnecessária”, não consegui ver dessa forma. Acho que isso demonstra tanto uma coisa que para nós, nesse mundo, é certa e que desejamos a todo momento da nossa vida, o carinho e o afeto de alguém. Até um ser tão diferente de nós, e que muitos pateticamente consideram como um bicho inferior e sem sentimentos, demonstra sua necessidade de ter alguém de sua espécie como companhia, de demonstrar afeto e de receber de volta, para que assim não se sinta sozinho, isolado ou solitário. E isso se vê aos montes nesse mundo, com a mesma atitude e necessidade, sejam nos mares, na terra, ou no céu.
Quem não se lembra daquela cena clássica do filme “O Náufrago” em que o personagem interpretado por Tom Hanks, isolado numa ilha após sobreviver a queda de um avião no Oceano Pacífico, utiliza uma bola, suja de sangue de sua mão cortada, como um amigo em que ele conversava, discutia, chorava, tendo a cena mais forte quando esse amigo afunda nas águas do oceano, quando o personagem tenta sair da ilha? Eu me lembro bem que quando fui ver esse filme nos cinemas, muitas pessoas choraram nessa cena, comovendo o público no geral. É igual o que acontece com essa tartaruga, ela por ter sido rejeitada e excluída pelas outras tartarugas, foi se apegar a um semelhante de plástico, para que assim se sentisse acompanhada por alguém. Isso é para ela é fundamental, e para nós também. Nós fazemos o mesmo com as nossas máquinas, por exemplo, quem nunca ficou sozinho em casa e ligou a televisão, ou o rádio, ou foi para o msn conversar com alguém, tentando acabar com o sentimento de isolamento ou para se sentir seguro? Ficar isolado causa reações e até perturbações em nós, por isso que as solitárias das prisões causam tanto temor nas pessoas. Todos nós nascemos para dar e receber carinho e afeto, seja qualquer um de qualquer tipo de cultura, todos precisam de companhia.
Ter alguém próximo é saudável, é necessário, é coisa não só dos humanos, mas sim uma exigência da vida na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário